O final de ano é um momento de balanço e de encontros que quase sempre vêm acompanhados de muitos abraços e de presentes. E eu não conheço ninguém que não goste de ganhar presentes!
É comum dar brinquedos para as crianças. É uma baita alegria quando a gente ganha um brinquedo... mas não costuma demorar muito para essa alegria passar e querermos um novo brinquedo, uma novidade. Fora que brinquedos quebram. Bem parecido com os brinquedinhos tecnológicos que os adultos adoram ganhar, né?
Aliás, essa presença da tecnologia não está só no mundo adulto, como bem sabemos. O consumo de conteúdos curtos, como episódios de séries, posts de blogs (ops!) ou de redes sociais dificultam o engajamento da mente em atividades mais longas, que exigem atenção. Se isso acontece com a gente, que cresceu sem essa oferta enorme de conteúdo, imagina com os pequenos de hoje em dia!
É aí que entram os livros <3
Livros não quebram e guardam registros, quase como uma foto, desses momentos especiais. Além disso, a literatura infantil apresenta o mundo e ensina a criança a reinventá-lo por despertar a imaginação, o olhar crítico e fortalecer o diálogo entre o leitor e o mundo.
Existe uma grande discussão (que vai render um post em breve) sobre a indicação etária, então, minha dica é buscar livros infantis que agradem você como leitor. Aqueles que você também se diverte lendo com as crianças, sabe? Aqui estão algumas sugestões:
Livros que acolhem as emoções
Não existem temas proibidos na literatura infantil. Livros que ajudam a criança a identificar, nomear e lidar com sentimentos, oferecendo um espaço seguro para acolhimento e diálogo, são uma excelente opção!
Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque.
O Monstro das Cores, de Anna Llenas.
Desesquecida, de Suria Scapin. – Sim, eu mesma :)
Livros que inspiram a criatividade
Narrativas que exploram o imaginário convidam as crianças a sonhar e criar seus próprios mundos. Essas obras que incentivam o desenvolvimento da criatividade costumam ser muito divertidos.
O Livro dos Porquês, de vários autores.
Onde Vivem os Monstros, de Maurice Sendak.
Eu sou uma Lagartixa!, de Alexandre de Castro Gomes.
Livros que celebram a diversidade
Obras que apresentam às crianças realidades e perspectivas diferentes ajudam a desenvolver a empatia e o respeito. E respeito nunca é demais...
Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado.
Pé de Sapato, de Hermes Bernardi Junior.
Em algum lugar do mundo, de Anna Claudia Ramos.
Livros que conectam gerações
Histórias que criam pontes entre passado, presente e futuro podem ser divertidas, reflexivas ou focadas em memórias e emoções. Como o Natal é um encontro de gerações, acho essa uma escolha incrível!
Minha Avó ia ao cinema, Paula Marconoi de Lima.
A Avó Amarela, de Julia Medeiros.
Qual é o Monstro?, de Lô Carvalho e Suria Scapin. – eu de novo, rs. Mas esses monstrinhos com nome de palavras antigas são muito fofos!
Ir em uma livraria e folhear o livro é o melhor jeito de fazer sua escolha. Mas se você quiser praticidade, é só comprar pela internet. Ou seja, não tem desculpa!
Pense em dar livro de presente pras crianças e pra quem mais você amaa.
Já sabe quais histórias vão ganhar um belo laço de fita e vida em uma nova cabecinha? Deixe suas sugestões nos comentários!
Não se esqueça de seguir o perfil @lufada_livros no Instagram para acompanhar os livros em produção e otras cositas mais :)
Comments