top of page
Buscar
Foto do escritorSuria Scapin

Os livros da minha infância: histórias que cresceram comigo



Uma boa história pode ser simples ou inovadora, mas o que a torna inesquecível é a capacidade de tocar alguma coisa lá dentro da gente. E quando ela tem camadas que ressoam em diferentes momentos da vida, ela pode ser nossa companheira para sempre.

Recentemente resolvi dar uma vasculhada na minha estante e reler alguns livros que me fizeram companhia quando eu ainda estava aprendendo a ler. Foi muito interessante perceber como aquelas histórias continuam conversando comigo e ver as tais das camadas de significados se revelando.

A literatura infantil não é só uma janela para mundos imaginários, é também uma companheira e um espelho que nos ajuda a entender e enfrentar o nosso próprio mundo, a identificar e regular emoções, desenvolver a criatividade. 

Sem dúvida, tudo isso influenciou minha escolha profissional, talvez para eu não precisar me despedir dessa menina que mora aqui dentro e de quem eu gosto tanto <3

Aqui estão alguns dos títulos que marcaram o início dessa minha jornada:


  • A Bolsa Amarela (1976), de Lygia Bojunga.

  • Bisa Bia, Bisa Bel (1982), de Ana Maria Machado.

  • Se a Memória Não Me Falha (1987), de Sylvia Orthof.

  • A Fada Que Tinha Ideias (1971), de Fernanda Lopes de Almeida.

  • Chapeuzinho Amarelo (1979), de Chico Buarque.

  • Píppi Meialonga (1945), de Astrid Lindgren.

  • Onde Vivem os Monstros (1963), de Maurice Sendak.

  • Coleção Para Gostar de Ler (a partir de 1977) – Não era exatamente uma coleção infantil, mas foi tão importante que não dá pra ignorar a coleção que fez eu me apaixonar pela Cecília Meireles.


Escrever me ajuda a organizar as ideias, então, nos próximos posts, vou revisitar cada uma dessas obras e refletir sobre como e por que elas me marcaram e continuam me marcando.

E você? Quais livros fizeram parte da sua infância? Já pensou em como eles te ajudaram a crescer, a se conhecer melhor? Que histórias continuam vivas em você mesmo depois de adulto? Vamos conversar nos comentários! Quem sabe você também não se anima a revisitar as histórias que fizeram parte da sua jornada?

18 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 comentarios


Patricia Streit
Patricia Streit
18 dic 2024

Eu amava também a coleção da A casa Amarela que tinha a Liloca Gatosa, Rubião, Juninho.... também adorava as histórias da Bruxonilda.

Me gusta
Suria Scapin
Suria Scapin
22 dic 2024
Contestando a

A Broxa Onilda <3

A coleção A casa amarela eu não conheço... acabei de xeretar e já quero ler todos, rs.

Outros que eu amava eram os da Eva Furnari.

Me gusta
bottom of page